Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Doutoramento em Administração Pública

  CANDIDATURAS

 

O objetivo do Programa de Doutoramento em Administração Pública é a preparação para a realização de trabalho científico independente, contribuindo deste modo para o progresso do conhecimento no ramo das Administração Pública, o que inclui as áreas da gestão pública, políticas públicas, organização política e administrativa, administração aplicada e administração orçamental.

O Programa de Doutoramento em Administração Pública visa não só preparar para o ensino universitário e para a investigação, mas também a racionalização e aprofundamento científico dos processos de decisão de políticas e da sua gestão nos serviços públicos e organizações não lucrativas e em áreas tão diversas como a saúde, "welfare", ambiente e educação.​​​

Nota
A língua de instrução no programa é o Inglês.

Fases e vagas

Propinas​​

Critérios de seleção​​​​​​​ ​​​​​​​​​​



Curso

2025/2026

Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
240
Duração:
8 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Administração Pública

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Programa Doutoral em Administração Pública visa proporcionar uma formação científica sólida e avançada em Administração Pública que permita aos seus diplomados realizar investigação de alto nível em Gestão Pública e Políticas Públicas e desempenhar funções de natureza profissional que envolvam as áreas do curso. A frequência do Programa Doutoral em Administração Pública proporciona aos alunos a exposição, confronto e análise crítica das teorias da Administração Pública, sustentando o desenvolvimento de competências numa sólida formação nos fundamentos teóricos da área. O total de ECTS deste CE é de 240, organizados em duas fases: o primeiro ano do curso é dedicado à aprendizagem e à investigação pela frequência de unidades curriculares das áreas de Gestão Pública, Políticas Pública, Metodologia de Investigação e a frequência de vários seminários, que contam com a colaboração de académicos convidados de renome internacional, destinados a apoiar os estudantes na elaboração do seu projeto de tese; seguido de seis semestres dedicados exclusivamente à investigação que conduzirão à elaboração da tese de doutoramento. O Programa, em colaboração com o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP), incentiva os alunos a participar em projetos de investigação e em conferências internacionais através da apresentação de comunicações escritas.

A qualidade do programa doutoral está alicerçada num corpo docente formado em universidades europeias e americanas de prestígio, cuja investigação científica tem expressão na publicação de um elevado número de artigos em revistas científicas internacionais de referência. Os alunos provenientes de diferentes nacionalidades encontram um excelente ambiente de trabalho e social.

Acesso a estudos superiores


Os detentores deste grau académico podem participar em projetos de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


As oportunidades de carreira disponíveis para os detentores do grau de Doutoramento em Administração Pública são várias, nomeadamente:

- Gabinetes públicos e não governamentais de investigação e estudos de Políticas Públicas;
- Gabinetes públicos e não governamentais de investigação e estudos de Gestão Pública;
- Cargos de assessoria técnica avançada em organizações nacionais e internacionais sobre Gestão Pública e Políticas Públicas;
- Posições de liderança em cargos em organizações governamentais e não governamentais;
- Carreira académica.

Acesso


10

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. 
Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Uma das seguintes condições:
- Os titulares do grau de Mestre em Administração Pública e áreas afins, designadamente Ciência Política, Direito, Economia, Gestão, Sociologia ou Relações Internacionais, desde que com experiência profissional nas áreas da Administração Pública e Serviços Públicos;
- Podem também candidatar-se os detentores de um curriculum científico, académico e profissional que ateste capacidade para a habilitação ao grau de doutor, precedendo apreciação curricular. Em qualquer dos casos é exigido um conhecimento aprofundado de inglês, devendo o candidato apresentar um certificado TOEFL/IELTS (British Council)/ Cambridge (FCE, CAE.CPE), ou outras devidamente comprovadas.

Prazos de candidatura


Prazos de inscrição


Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade: