Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Licenciatura em Marketing

 

O marketing está presente em tudo aquilo que nos rodeia! Marcas, produtos, serviços e pessoas utilizam cada vez mais princípios e técnicas de Marketing para criarem valor económico e social. A Licenciatura em Marketing tem como objetivo formar pessoas para a excelência, dotadas de saberes e competências científicas, técnicas e éticas fundamentais. Integra metodologias de aprendizagem ativas centradas no estudante, que promovem a sua autonomia, a responsabilidade e a procura de conhecimentos e competências. O futuro licenciado, poderá ter uma carreira como responsável de marketing, de produto, de marca, de clientes, de comunicação, de relações públicas, de vendas ou de pesquisa de marketing.​​​​​​


Nota: ​

A realização da UC “Projeto” implica cumulativamente, para além da obtenção de classificação positiva na componente do projeto, os seguintes requisitos:
(1) o cumprimento de 3 ECTS no programa EEGenerating Skills;
(2) o cumprimento do Requisito de Análise de Dados;
(3) o cumprimento do Requisito de Internacionalização.


2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Gestão

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


A Licenciatura em Marketing visa formar pessoas dotadas de saberes e competências científicas, técnicas e transversais, nas áreas de base, centrais e complementares de marketing, acentuando as dimensões estratégica, operacional e funcional, enquadradas no todo organizacional.
Para alcançar este objetivo, o plano de estudos inclui um conjunto coerente de unidades curriculares de base em marketing, gestão, psicologia, economia, métodos quantitativos, sistemas de informação e direito. Para além das unidades curriculares obrigatórias existe um conjunto de unidades curriculares opcionais que possibilitam o aprofundamento do conhecimento tanto na área do marketing e um alargamento a outras áreas do saber.
As metodologias de aprendizagem centram-se no estudante, o qual assume um papel ativo na sua formação e desenvolvimento de competências, promovendo a resolução de problemas, a autonomia, o espírito de procura contínua do conhecimento e desenvolvimento de qualificações. Privilegia-se também o ensino baseado em projetos, incluindo problemas de marketing e estratégia reais colocados por organizações para resolução em grupo. Em particular, no último ano, na Unidade Curricular do projeto de Marketing, os estudantes desenvolvem em equipa um caso colocado por uma organização, mobilizando competências multidisciplinares e transversais desenvolvidas ao longo da formação. Os licenciados em marketing serão pessoas líderes, empreendedoras, pró-ativas, dinâmicas e socialmente responsáveis, capazes de antecipar, enfrentar e vencer os mais diversos desafios na área da gestão de marketing em ambientes e contextos organizacionais diversos.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo (Mestrado).

Saídas profissionais


Os licenciados em Marketing irão desenvolver competências diversas que lhes permitirão desempenhar funções ao nível da direção, gestão e execução em áreas relacionadas com o Marketing, em organizações com e sem fins lucrativos, em diferentes sectores da economia. De entre as várias saídas profissionais, particularizam-se as seguintes:
- Diretor/gestor de marketing
- Diretor/gestor de marketing digital
- Diretor/gestor comercial
- Diretor/gestor de comunicação
- Diretor/gestor relações públicas
- Diretor/gestor de contas
- Gestor de produto e desenvolvimento de novos produtos
- Gestor de clientes/vendas
- Gestor de marca
- Gestor de logística e distribuição
- Consultor de marketing
- Diretor/gestor/técnico de pesquisa de marketing

Acesso


75

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Pré-requisitos formais


Provas de ingresso 

04 Economia
ou
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
ou
18 Português

Esta informação deve ser verificada em
https://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9205&code=1000

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Introdução à Gestão G 6
S1 Marketing G 6
S1 Matemática para Gestão M 6
S1 Princípios de Microeconomia E 6
S1 Psicologia do Consumidor Psi 6
S2 Direito do Consumo D 6
S2 Estatística Aplicada à Gestão G 6
S2 Introdução à Gestão Financeira G 6
S2 Marketing Estratégico G 6
S2 Princípios de Macroeconomia E 6
Ano 2 60
S1 Comportamento do Consumidor G 6
S1 Contabilidade Financeira I G 6
S1 Ética no Marketing e Responsabilidade Social Corporativa G 6
S1 Fundamentos de Pesquisa de Marketing G 6
S1 Gestão do Produto e Marca G 6
S2 Comunicação Integrada de Marketing G 6
S2 Contabilidade de Gestão I G 6
S2 Marketing de Serviços e Relacional G 6
S2 Pesquisa de Marketing Aplicada G 6
S2 Sistemas de Informação de Marketing TSI 6
Ano 3 60
S1 Canais de Distribuição e Gestão de Força de Vendas G 6
S1 Logística G 6
S1 Marketing Digital G 6
S1 Marketing Internacional G 6
S1 Princípios de Empreendedorismo G 6
S2 Gestão Estratégica G 6
S2 Projeto de Marketing G 13
S2 Opção 6
Análise do Cliente G 6
Direito das Marcas D 6
Direito do Trabalho D 6
Economia Global E 6
Gestão de Recursos Humanos G 6
Gestão do Conhecimento e da Inovação G 6
Marketing do Turismo G 6
Marketing Político e Comunicação Eleitoral CPRI 6
Política e Economia Social E 6
Sondagens e Estudos de Opinião CPRI 6
S2 Opção UMinho 5
Ambiente e Energia ENG 6
Bioética ECS 6
Colaboração para um Desenvolvimento Sustentável na Era da Digitalização EGI 6
Competências Sociais e Empregabilidade Psi 6
Desporto e Saúde EF 6
Edifícios Verdes ENG 6
Educação e Desenvolvimento Interpessoal em Contexto Universitário CEd 6
Fundamentos e Práticas de Primeiros Socorros ENF 6
Governação e Parcerias Público-Privadas CA 6
Introdução à Língua e Cultura Alemã ELG 6
Introdução à Língua e Cultura Espanhola ELG 6
Leitura e Escrita para a Produção de Conhecimento Académico LEP 6
Língua e Cultura Galegas LLC 6
Literacia Fotográfica da Física à Mensagem Fis 6
Matemática das Coisas M 6
Metodologias de Investigação Científica IDP 6
Preparando a Geração Z para além das Tecnologias ENG 6
Psicologia do Envelhecimento e Comunicação Psi 6
Segurança e Saúde do Trabalho EH 6
Temas Políticos de História do Tempo Presente H 6
Tribunais Internacionais D 6

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
30-04-2020
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 3503/2011/AL02
Data de Registo:
10-09-2020
Validade:
30-07-2025