Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Licenciatura em Marketing

 

O marketing está presente em tudo aquilo que nos rodeia! Marcas, produtos, serviços e pessoas utilizam cada vez mais princípios e técnicas de Marketing para criarem valor económico e social. A Licenciatura em Marketing tem como objetivo formar pessoas para a excelência, dotadas de saberes e competências científicas, técnicas e éticas fundamentais. Integra metodologias de aprendizagem ativas centradas no estudante, que promovem a sua autonomia, a responsabilidade e a procura de conhecimentos e competências. O futuro licenciado, poderá ter uma carreira como responsável de marketing, de produto, de marca, de clientes, de comunicação, de relações públicas, de vendas ou de pesquisa de marketing.​​​​​​


Nota: ​

Aguarda-se autorização para o 1º ano passar a regime diurno em 2020/21.​

Novo Plano de Estudos 2020/2021​

​​ ​​​
Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Introdução à Gestão G 6
S1 Marketing G 6
S1 Matemática para a Gestão M​at 6
S1 Princípios de Microeconomia E 6
S1 Psicologia do Consumidor PSI 6
S2 Direito do Consumo D 6
S2 Estatística Aplicada à Gestão G 6
S2 Introdução à Gestão Financeira G 6
S2 Marketing Estratégico G 6
S2 Princípios de Macroeconomia E 6
Ano 2 60
S1 Comportamento do Consumidor G 6
S1 Contabilidade Financeira I G 6
S1 Fundamentos de Pesquisa de Marketing G 6
S1 Gestão do Produto e Marca G 6
S1 Ética no Marketing e Responsabilidade Social Corporativa G 6
S2 Comunicação Integrada de Marketing G 6
S2 Contabilidade de Gestão I G 6
S2 Marketing de Serviços e Relacional G 6
S2 Pesquisa de Marketing Aplicada G 6
S2 Sistemas de Informação de Marketing TSI 6
Ano 3 60
S1 Canis de Distribuição e Gestão de Força de Vendas G 6
S1 Logística G 6
S1 Marketing Digital G 6
S1 Marketing Internacional G 6
S1 Princípios de Empreendedorismo G 6
S2 Gestão Estratégica G 6
S2 Projeto de Marketing G 13
S2 Opção 6
Gestão de Recursos Humanos G 6
Marketing de Turismo G 6
Gestão do Conhecimento e da Inovação G 6
Economia Global E 6
Sondagens e Estudos de Opinião CPRI 6
Marketing Político e Comunicação Eleitoral CA 6
Direito das Marcas D 6
Psicologia Social PSI 6
S2 Opção UMinho 5
Leitura e Escrita para a Produção de Conhecimento Académico LEP 5​​​​
​​​​​​


​​​​
2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Gestão

Contactos


    Diretor de Curso
    Joaquim Manuel Ferreira Jesus Silva  
    josilva@eeg.uminho.pt
    Tel: 253604510 ext.601923

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Íris Patrícia Teixeira Castro Neves Barbosa  
    iris@eeg.uminho.pt
    Tel: 253604510 ext.601945

    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 00 351 253604510 Fax: 00 351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: https://www.eeg.uminho.pt

Descrição


A Licenciatura em Marketing visa formar pessoas dotadas de saberes e competências científicas, técnicas e transversais, nas áreas de base, centrais e complementares de marketing, acentuando as dimensões estratégica, operacional e funcional, enquadradas no todo organizacional.
Para alcançar este objetivo, o plano de estudos inclui um conjunto coerente de unidades curriculares de base em marketing, gestão, psicologia, economia, métodos quantitativos, sistemas de informação e direito. Para além das unidades curriculares obrigatórias existe um conjunto de unidades curriculares opcionais que possibilitam o aprofundamento do conhecimento tanto na área do marketing e um alargamento a outras áreas do saber.
As metodologias de aprendizagem centram-se no estudante, o qual assume um papel ativo na sua formação e desenvolvimento de competências, promovendo a resolução de problemas, a autonomia, o espírito de procura contínua do conhecimento e desenvolvimento de qualificações. Privilegia-se também o ensino baseado em projetos, incluindo problemas de marketing e estratégia reais colocados por organizações para resolução em grupo. Em particular, no último ano, na Unidade Curricular do projeto de Marketing, os estudantes desenvolvem em equipa um caso colocado por uma organização, mobilizando competências multidisciplinares e transversais desenvolvidas ao longo da formação. Os licenciados em marketing serão pessoas líderes, empreendedoras, pró-ativas, dinâmicas e socialmente responsáveis, capazes de antecipar, enfrentar e vencer os mais diversos desafios na área da gestão de marketing em ambientes e contextos organizacionais diversos.

Resultados de aprendizagem


1. Possuir conhecimentos científicos e capacidade de compreensão dos diversos conteúdos programáticos.
2. Demonstrar uma forte orientação de marketing, tanto em termos de conhecimento e compreensão da filosofia, como da sua aplicação prática.
3. Saber aplicar os conhecimentos e a compreensão adquiridos a contextos organizacionais distintos, evidenciando uma abordagem profissional e ética.
4. Possuir competências de análise, pensamento crítico e de síntese que permitam antecipar a mudança e resolver de forma fundamentada problemas relacionados, direta ou indiretamente com o marketing, com apresentação de diferentes cenários de atuação e suas implicações.
5. Saber trabalhar com informação (recolher, selecionar, interpretar e distribuir) em contexto de incerteza, tendo em vista a resolução de problemas e/ou a tomada de decisão.
6. Demonstrar competências de comunicação com equipas de trabalho, na apresentação de trabalhos e no relacionamento com os colaboradores de organizações parceiras.
7. Saber comunicar eficientemente, tanto a nível escrito, como oral, para públicos diferenciados, incluindo a capacidade de apresentação e argumentação de ideias, projetos e soluções para problemas.
8. Desenvolver autonomia de aprendizagem que permita obter conhecimentos e competências ao longo da vida.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo (Mestrado).

Saídas profissionais


Os licenciados em Marketing irão desenvolver competências diversas que lhes permitirão desempenhar funções ao nível da direção, gestão e execução em áreas relacionadas com o Marketing, em organizações com e sem fins lucrativos, em diferentes sectores da economia. De entre as várias saídas profissionais, particularizam-se as seguintes:
- Diretor/gestor de marketing
- Diretor/gestor de marketing digital
- Diretor/gestor comercial
- Diretor/gestor de comunicação
- Diretor/gestor relações públicas
- Diretor/gestor de contas
- Gestor de produto e desenvolvimento de novos produtos
- Gestor de clientes/vendas
- Gestor de marca
- Gestor de logística e distribuição
- Consultor de marketing
- Diretor/gestor/técnico de pesquisa de marketing

Acesso


50

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Pré-requisitos formais


Provas de ingresso 

04 Economia
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
18 Português

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=8005&code=1000

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
26-09-2013
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 3503/2011/AL01
Data de Registo:
10-05-2016
Validade:
25-09-2019