O Mestrado em Economia foi pensado para licenciados com sólida formação em Economia e Gestão. O Mestrado em Economia pretende aprofundar o conhecimento em teoria económica adquirido durante o primeiro ciclo e desenvolver as competências técnicas necessárias para carreiras em Economia e áreas como Finanças. O Grau de Mestre em Economia oferece acesso a uma carreira profissional numa ampla gama de instituições como órgãos reguladores, bancos e outras instituições financeiras, empresas de consultoria e auditoria, organizações internacionais, bem como acesso a programas de doutoramento para estudantes que desejam seguir carreira em investigação científica. A língua de instrução do mestrado em Economia é a inglesa.
O Mestrado em Economia é oferecido como Grau Duplo em parceria com a Universidade de Rennes I (UR I), na França, e com a Universidade de Torino (UniTo), na Itália. Os programas de dupla titulação permitem que os alunos completem um ano dos seus estudos na UR I, ou um semestre na UniTo, e sejam premiados com dois mestrados–Mestrado pela Universidade do Minho e Mestrado pela UR I ou UniTo (por favor, consultar este link para mais informações).
A ordenação dos candidatos basear-se-á na classificação resultante da aplicação do seguinte algoritmo:
Classificação final = α (A) +β (B)
A desagregação é a seguinte:
B2. Conhecimentos de língua inglesa
B3. Curriculum técnico-profissional
Os alunos deverão obter uma classificação final mínima de 10 valores. Os candidatos que não obtenham essa classificação serão considerados excluídos. A explicitação formal das ponderações atribuídas a cada uma das componentes e da pontuação reservada a cada critério/subcritério, para cada curso de 2º ciclo, é a seguinte:
Tabela 1 – Componentes do algoritmo e respetivas ponderações, e critérios e correspondentes intervalos de classificação
Na Tabela 2 constam as majorações atribuídas a cada curso de 1º ciclo em cada um dos cursos de 2º ciclo do Departamento de Economia. Estas majorações, comtempladas no critério B1-1, contribuem para definir o perfil pretendido dos candidatos, no que se refere à sua formação de 1º ciclo.
Tabela 2 – Majoração atribuída aos cursos de 1º ciclo no critério B1 de seleção / seriação de candidaturas aos cursos de 2º ciclo
O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx
Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.