Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Finanças

  Como concorrer

​​​O Mestrado em Finanças foi desenhado para aqueles que desejam adquirir e aprofundar os seus conhecimentos e formação em diversos domínios das finanças. Com base nos desenvolvimentos financeiros mais recentes, este programa amplia e aprimora as competências profissionais, combinando os últimos desenvolvimentos da teoria das finanças com a análise de casos reais complexos.​​​

​​​Os alunos são preparados para se tornarem profissionais altamente qualificados em diversas áreas das finanças, como a avaliação de ativos reais e financeiros, o desempenho de investimentos, a gestão de instituições financeiras, fusões e aquisições, a governança corporativa, as finanças internacionais, derivados e gestão de risco, a modelização e previsão da volatilidade e as finanças comportamentais. O programa também cria incentivos para uma primeira abordagem da investigação científica nessas áreas. Este curso de mestrado é inteiramente ministrado em inglês.

O Mestrado em Finanças é reconhecido pelo Instituto CFA uma vez que incorpora pelo menos 70% do Órgão de Candidatos ao Programa CFA (CBOK)e sublinha a importância do Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional do Instituto CFA do programa. Este programa posiciona os alunos bem para obter a designação de Analista Financeiro Certificado, que se tornou a credencial de investimento mais respeitada e reconhecida do mundo.


EFMD – EFMD – A Fundação Europeia para o Desenvolvimento da Gestão acreditou o mestrado em Finanças.
A acreditação da EFMD enfatiza particularmente o rigor académico, a relevância prática, a internacionalização, a ética e a sustentabilidade. Esta acreditação internacional reflete a excelência do Mestrado em Finanças, posicionando-o entre os melhores do mundo.








               Reconhecido por

​​​

Propinas​​​​​

Horário​​​

Critérios de s​eleção​​​​


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Aguardam-se os procedimentos formais para a homologação do novo plano de estudos, que pode ser consultado aqui. O plano de estudos disponível abaixo é o que se encontra atualmente em vigor.​​​​​​


Nota: ​

A UC “Análise de Dados e Competências Transversais” requer a frequência de módulos creditados no curso no programa EEG DATAPro, bem como no programa EEGenerating Skills.



2021/2022

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Gestão

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Finanças está pensado para candidatos que pretendem adquirir e aprofundar os seus conhecimentos teóricos e práticos em finanças. Baseado numa sólida base teórica, o programa permite alcançar e aprofundar um conjunto de competências profissionais a desenvolver com um forte sentido de ética e responsabilidade social. O programa combina os desenvolvimentos recentes na área das finanças com a análise de casos reais complexos, permitindo aos estudantes adquirir um conhecimento aprofundado em nas áreas de investimentos e finanças empresariais, incluindo avaliação de empresas, fusões e aquisições, governação empresarial, gestão de carteiras, finanças internacionais, derivados e gestão de risco, modelização de volatilidade e finanças comportamentais. A abordagem destas matérias partilha de dois elementos comuns: (i) o ambiente internacional e (ii) o ênfase na ética e responsabilidade social na profissão. O Programa também proporciona aos alunos uma primeira abordagem ao trabalho de investigação em finanças.

Resultados de aprendizagem


1. Proporcionar uma base de conhecimentos alargada e sólida em vários tópicos de finanças necessários para o desenvolvimento e sucesso de uma carreira profissional na área.
2. Dotar os estudantes da capacidade para usar as principais ferramentas teóricas para resolver problemas reais nas áreas de finanças empresariais e investimentos.
3. Proporcionar aos estudantes a aprendizagem de metodologias e conhecimentos de investigação necessários para a conclusão com sucesso das dissertações/projetos.
4. Promover trabalho de grupo e pensamento crítico e desenvolver uma cultura que valoriza a ética e responsabilidade social nas decisões financeiras.
5. Potenciar o desenvolvimento competências de aprendizagem que permitam aos alunos aprender a partir das suas experiências de forma auto-orientada e autónoma.
6. Potenciar o desenvolvimento competências de comunicação (oral e escrita) para transmitir conceitos e resultados de trabalhos de finanças a vários tipos de audiências: académicos, profissionais, ou público em geral.
7. Potenciar o desenvolvimento competências centrais em tecnologias de informação, nomeadamente ferramentas para recolha, tratamento e análise de dados das principais bases de dados financeiras.
8. Preparar os estudantes para responder a desafios na área financeira num ambiente internacional e competitivo.

Acesso a estudos superiores


O Mestrado em Finanças proporciona aos seus graduados as bases necessárias para prosseguir estudos de terceiro ciclo.

Saídas profissionais


As saídas profissionais dos graduados do Mestrado em Finanças incluem uma variedade de organizações nacionais, internacionais e multinacionais que operam no setor financeiro – ex.: principais consultoras financeiras, empresas multinacionais, bancos, bancos de investimento, empresas de serviços financeiros, entidades reguladoras dos mercados e do sistema financeiro, seguradoras, etc.

Acesso


40

Vagas

20

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se a este curso de Mestrado:
a) Os titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal, preferencialmente licenciados nas áreas de Gestão, Economia, Ciências e Engenharia cujo curriculum inclua aproveitamento em unidades curriculares com pelo menos 20 créditos ECTS em matemática ou métodos quantitativos;
b) Os titulares de um grau académico superior no estrangeiro, conferido na sequência do primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha;
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Cientifico da EEG;
d) Os detentores de curriculum escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Cientifico da EEG;
e) Podem ser admitidos como supranumerários, candidatos que frequentaram a parte curricular de uma edição anterior do Curso.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Análise de Dados e Competências Transversais CPRI; G; E; CA 6
S1 Derivados G 6
S1 Econometria E 6
S1 Finanças Empresariais G 6
S1 Investimentos e Gestão de Carteiras G 6
S2 Avaliação de Empresas G 6
S2 Finanças Internacionais G 6
S2 Metodologia e Proposta de Investigação em Gestão G 6
S2 Opção I 6
A UE no Mundo CPRI 6
Análise Financeira G 6
Avaliação de Políticas Públicas CA 6
Dinâmica de Séries Temporais e Volatilidade G 6
Economia Monetária e Financeira Internacional E 6
Finanças Comportamentais G 6
Gestão do Risco G 6
Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão G 6
Operações Bancárias Internacionais E 6
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 6
Reestruturação de Empresas G 6
S2 Opção II 6
A UE no Mundo CPRI 6
Análise Financeira G 6
Avaliação de Políticas Públicas CA 6
Dinâmica de Séries Temporais e Volatilidade G 6
Economia Monetária e Financeira Internacional E 6
Finanças Comportamentais G 6
Gestão do Risco G 6
Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão G 6
Operações Bancárias Internacionais E 6
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 6
Reestruturação de Empresas G 6
Ano 2 30
S1 Opção III 30
Dissertação G 30
Estágio G 30
Trabalho de Projeto G 30

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
18-02-2021
Número de Registo:
R/A-Ef 2520/2011/AL01
Data de Registo:
13-08-2021
Validade:
30-07-2025