Descrição
O 2º Ciclo de Estudos em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial consiste num projeto de parceria interinstitucional entre duas escolas da Universidade do Minho, ICS e EEG. Tem 90 ECTS e encontra-se organizado em três semestres, dois dos quais letivos e um estágio/ trabalho de projeto a realizar no 3º semestre. Os estudantes aprovados no 1º ano (60 ECTS) têm direito a um diploma de especialização na área de conhecimento em que se inscreveram.
O curso fornece uma formação sólida e atualizada sobre a União Europeia nas suas vertentes institucionais e políticas, dotando-os de conhecimentos teóricos e ferramentas práticas a fim de compreender e contextualizar as políticas públicas da União Europeia. Confere ao estudante um perfil que se caracteriza, essencialmente, pelo conhecimento articulado e capacidade de diagnóstico de políticas comunitárias e cooperação territorial. Garante, igualmente, a aquisição de competências de reflexão crítica, metodológicas, técnicas e de intervenção em favor de um maior desenvolvimento da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
O plano de estudos assenta numa formação interdisciplinar, com unidades curriculares obrigatórias e opcionais que resultam das áreas científicas da Sociologia, das Ciências Políticas e Relações Internacionais, da Economia, do Direito, da Geografia, entre outras. A estrutura curricular do 1º semestre de estudos materializa-se na oferta de quatro unidades curriculares obrigatórias que cobrem áreas de conhecimento sobre o sistema político, as políticas da EU e a coesão económica, social e territorial.
No 2.º semestre, tem lugar a UC obrigatória Inglês B2 e é disponibilizado um catálogo diversificado de unidades opcionais, que cobrem temáticas como, por exemplo, cidadania e imigração, políticas económicas e marítimas na Europa, regionalismo, desenvolvimento e globalização, multiculturalidade e políticas europeias e ciência, educação e cultura. Destas, o/a estudante deverá realizar quatro unidades curriculares.
No 3º semestre tem lugar um estágio e relatório de estágio ou um trabalho de projeto, com a orientação de um docente/tutor. Nestas duas modalidades, o estudante é convocado para o exercício e treino em competências de identificação, diagnóstico e intervenção em temáticas relacionadas com as políticas comunitárias e a cooperação territorial.
Os modos de avaliação dos estudantes diferem consoante as unidades curriculares, sendo privilegiada, sempre que possível, a avaliação contínua, a execução de relatórios de atividade, a recensão crítica de autores/ correntes, a formulação de projetos e respetivas candidaturas aos programas comunitários, entre outras.
As metodologias de ensino são diversificadas, privilegiando-se, em grande medida, na parte presencial, um método expositivo, contrabalançado com momentos de reflexão e discussão crítica, exposição de exemplos práticos e análise de fontes documentais/estatísticas, aulas abertas, bem como exposição e argumentação por parte dos estudantes dos seus trabalhos. Estimula-se, igualmente, a utilização da plataforma de e-learning no sentido de acompanhar os estudantes, à distância, sobre os conteúdos programáticos e as atividades previstas nas sessões presenciais das unidades curriculares respetivas. Finalmente, tendo em conta que uma parte dos estudantes tem uma experiência profissional significativa, procura-se valorizar os seus conhecimentos/ competências no sentido de estimular a sua participação em contexto de aula, potenciando a motivação e criando um ambiente favorável à aprendizagem. Os estudantes usufruem dos equipamentos informáticos e recursos bibliográficos, em regime de consulta e de empréstimo nas Bibliotecas da Universidade do Minho.