A Escola de Economia e Gestão (EEG) é uma Escola dinâmica e inovadora atuando ao nível da investigação, ensino/aprendizagem e relação com o tecido económico-social.

A EEG organiza-se em três departamentos (Ciência Política, Economia e Gestão) e acolhe 2 Centros de Investigação (CICP e NIPE). A investigação desempenha um papel central na atividade da Escola, com uma produção científica orientada para o desenvolvimento de contributos teóricos e práticos e, contextualizando frequentemente, perspetivas de desenvolvimento sustentável. A atividade anual de investigação resulta na publicação de cerca de uma centena de artigos em revistas científicas internacionais. No âmbito do ensino/aprendizagem, a EEG apresenta um amplo portfolio de 8 licenciaturas, 15 mestrados e 5 doutoramentos. Salienta-se o programa inovador de desenvolvimento de competências transversais –EEGenerating Skills, oferecido aos estudantes. Na sua interação com o tecido económico-social, a EEG atua ao nível da formação executiva, consultoria especializada e investigação aplicada. A unidade de formação executiva UMinhoExec sediada na Escola tem, neste contexto, um papel fundamental.