Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEGConnect | Apresentação e debate do livro “As Causas do Atraso Português” Voltar

quarta-feira, 03/04/2024    Auditório dst | Edifício 8 - EEG | Campus de Gualtar | Braga, 18h00
as causas do atraso português
A Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG) acolheu no dia 3 de abril de 2024, às 18h00, o debate e apresentação do livro “As Causas do Atraso Português”, de Nuno Palma (Professor Catedrático da Universidade de Manchester, Reino Unido).

A sessão contou com a intervenção do autor do livro e de
João Cerejeira, que comentaram o livro. A moderação esteve a cargo de Sílvia Sousa. A sessão de abertura coube ao Presidente da Escola de Economia e Gestão, Luís Aguiar-Conraria.

Esta iniciativa inseriu-se no ciclo de seminários intitulados EEGConnect, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais da EEG, EEGenerating Skills.

Nuno Palma é Professor Catedrático no Departamento de Economia da Universidade de Manchester, e Diretor do Arthur Lewis Lab for Comparative Development, da mesma universidade.
É Investigador do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, e do Centre for Economic Policy Research, Londres. Foi galardoado com vários prémios internacionais, incluindo o Prémio Stiglitz, atribuído pela International Economic Association. É doutorado pela London School of Economics e especialista em história económica e macroeconomia. Tem publicado em revistas internacionais de prestígio ligadas a estes domínios.


Sinopse do livro
Porque é Portugal hoje um país rico a nível mundial, mas pobre no contexto europeu? Quais são as causas e o contexto histórico do nosso atraso? Como chegámos aqui, e o que pode ser feito para melhorarmos a nossa situação? São estas as perguntas a que procuro responder neste livro.

Quase todas as análises ao estado do país feitas na praça pública pecam por miopia: como desconhecem a profundidade histórica do atraso, fazem erros sistemáticos e anunciam diagnósticos inúteis, quando não prejudiciais. Quem discursa tem também frequentemente um marcado enviesamento político e não declara os seus conflitos de interesse. […] Na verdade, para refletirmos bem sobre presente e os futuros possíveis, temos de começar por compreender o nosso passado. Para que um futuro melhor seja possível, temos de considerar de forma ponderada os fatores que explicam - e os que não explicam - o atraso do país. Este livro tem esse objetivo.

Faça aqui a sua inscrição: https://forms.office.com/e/xuz7w954Gu
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
Email: gci@eeg.uminho.pt
as causas do atraso português