Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Contabilidade

  Como concorrer

O mestrado em Contabilidade oferece formação avançada em Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade aos profissionais de topo de empresas privadas ou públicas, nacionais ou internacionais e em ambientes dinâmicos e competitivos. O curso destina-se ainda a recém-licenciados que pretendam ser Contabilistas Certificados​, Revisores Oficiais de Contas, Inspetores Tributários e docentes e investigadores na área. O plano de estudos do primeiro ano procura equilibrar a componente prática com a componente de investigação.​​​​


Propinas​​

Horário​​

Critérios de s​eleção​​​​


Nota: ​

A UC “Análise de Dados e Competências Transversais” requer a frequência de módulos creditados no curso no programa EEG DATAPro, bem como no programa EEGenerating Skills.



2021/2022

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Contabilidade
  • Gestão

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Contabilidade visa a aquisição de conhecimentos científicos nas áreas básicas da Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade. Pretende-se que o aluno adquira um nível aprofundado de conhecimentos nas áreas fundamentais da Contabilidade, que lhe permita ser um profissional de alta qualidade e participativo na tomada de decisões em empresas privadas ou públicas, nacionais ou internacionais e em ambientes dinâmicos e competitivos.
Este curso confere o grau de Mestre, assumindo uma lógica de natureza profissionalizante e procurando dotar o estudante de competências e conhecimentos exigidos pela profissão. O currículo do Mestrado está organizado em dois anos letivos. O primeiro ano caracteriza-se por uma formação transversal e abrangente, focada em problemáticas da Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade e envolvendo o desenvolvimento de competências técnicas e de investigação. Procura-se, assim, um equilíbrio entre a componente teórica e a componente prática, conferindo este primeiro ano uma pós-graduação.
O segundo ano visa uma formação mais diferenciada, centrada numa área específica de investigação. Neste âmbito está incluída a realização de uma Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio.
Pretende-se com o Mestrado em Contabilidade oferecer: formação complementar e atualizada que garanta a aquisição de competências no domínio da prática da Contabilidade; e formação científica essencial no desenvolvimento de investigação avançada no domínio da Contabilidade.
O Mestrado possui um corpo docente doutorado, empenhado e jovem. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos, os quais poderão usufruir de um conjunto de infraestruturas adequadas e de equipamentos informáticos modernos. São realizados seminários com a participação de investigadores nacionais e internacionais, colóquios de investigação e visitas de estudo.

Resultados de aprendizagem


1. Enunciar e debater os desenvolvimentos históricos e teóricos da contabilidade até ao presente e as principais conceções teóricas da contabilidade;
2. Analisar, interpretar e apreciar criticamente o normativo contabilístico nacional e internacional;
3. Descrever, caracterizar e aplicar o normativo nacional e internacional de auditoria;
4. Analisar, interpretar e aplicar os diferentes códigos e legislação fiscal relativos aos principais impostos nacionais.
5. Construir e operacionalizar um sistema de informação contabilístico para apoio e tomada de decisão;
6. Apreciar e valorizar os princípios éticos e deontológicos da profissão de contabilista;
7. Discutir e desenvolver o espírito crítico no âmbito das temáticas abordadas nas diferentes unidades curriculares do curso de Mestrado;
8. Elaborar, desenhar e executar um projeto de investigação em contabilidade.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3.º Ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


Existe uma preocupação por orientar este curso para graduados com diversa experiência em Contabilidade, e recém-licenciados que pretendam ser especialistas em Contabilidade, nomeadamente, Contabilistas Certificados e Revisores Oficiais de Contas.
O Mestre em Contabilidade está preparado para desenvolver a sua atividade em empresas privadas, organismos do setor público e entidades sem fins lucrativos. A área da consultoria e auditoria têm vindo a ganhar destaque, em empresas, tais como Deloitte, Price Waterhouse Coopers e KPMG.
A existência de protocolo assinado com a Ordem Contabilistas Certificados relativa ao estágio curricular, dispensando o estágio profissional, aproxima os alunos ao mercado de trabalho, fomentando a sua empregabilidade e o acesso à Ordem profissional.

Acesso


40

Vagas

20

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


- Ser titular do grau de Licenciatura em Contabilidade, Gestão, Economia, Administração Pública e áreas afins, quer tenha sido obtido em Universidades Portuguesas ou estrangeiras.
- Titular de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo.
- Titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendam ser admitidos.
- O Conselho Científico da EEG poderá admitir à candidatura a matrícula, sob proposta da Comissão Diretiva do curso, possuidores de outras licenciaturas não referenciadas como habilitando para acesso ao curso, desde que o seu curriculum escolar, científico e profissional demonstre uma adequada preparação científica de base que permita a realização deste ciclo de estudos.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
30-04-2020
Número de Registo:
R/A-Ef 3506/2011/AL01
Data de Registo:
27-10-2015
Validade:
30-07-2024