Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira

  Como concorrer

O Mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira oferece uma formação avançada a licenciados que pretendem melhorar os seus conhecimentos e competências na área bancária e financeira. Os mestrandos aprofundarão a sua compreensão sobre o funcionamento dos mercados monetários, bancários e financeiros e estarão mais aptos a contribuir produtivamente para o setor financeiro da economia. O plano de estudos deste curso inicia-se com formação teórica de base, seguindo-se disciplinas aplicadas à área bancária e financeira e terminando com a investigação ou estágio profissional curricular.​

Propinas​​

Horário​​

Critérios de s​eleção​​​​​​​


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
2020/2021

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Economia

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: https://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira é um programa de dois anos, destinado primordialmente a recém-licenciados em Economia, Gestão ou Negócios Internacionais que desejem prosseguir a sua formação universitária nesta área científica. O primeiro ano é dedicado à parte curricular do mestrado e o último ano é dedicado à elaboração de uma dissertação de mestrado ou, em alternativa, à elaboração de um estágio profissional e respetivo relatório de estágio.

Resultados de aprendizagem


1. Conhecer e interpretar criticamente os diferentes modelos conceptuais e metodológicos proporcionados pelo pensamento científico na área da Economia Monetária, Bancária e Financeira;
2. Demonstrar uma visão global e integrada dos diferentes conhecimentos adquiridos no curso;
3. Adquirir as competências críticas necessárias para iniciar e desenvolver um trabalho de investigação científica na área da economia monetária, bancária e financeira;
4. Aplicar o conhecimento adquirido de forma a dar resposta eficaz às questões, desta área do conhecimento, levantadas nos meios empresariais ou institucionais sejam nacionais ou internacionais

Acesso a estudos superiores


O curso de mestrado em Economia Monetária Bancária e Financeira, dá acesso ao 3º ciclo de estudos (Doutoramento) nas áreas científicas de economia, gestão, negócios internacionais ou em outras áreas científicas.

Saídas profissionais


O Mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira permite o acesso profissional a um conjunto abrangente de instituições, de entre as quais se destacam:
- Instituições do sector financeiro como bancos, seguradoras e outras entidades financeiras.
- Empresas privadas e públicas, com e sem fins lucrativos, que possuam departamentos financeiros.
- Empresas de auditoria e consultadoria.

Acesso


40

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho (https://alunos.uminho.pt/PT/estudantes/Regulamentos/1_Despacho_RT-43_2017.pdf).

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se a este curso de Mestrado
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Economia, Gestão, Administração Pública, Relações Internacionais (Ramo Económicas e Políticas, Negócios Internacionais, ou afins.
b) Titulares de um grau académico superior no estrangeiro, conferido na sequência do primeiro ciclo de estudos em Economia, Gestão, Administração Pública, Relações Internacionais (Ramo Económicas e Políticas), Negócios Internacionais ou áreas afins, organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo.
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado.
d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.
e) Podem ser admitidos como supranumerários, candidatos que frequentaram a parte curricular de uma edição anterior do Curso.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
03-03-2015
Número de Registo:
R/A-Ef 2484/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
02-03-2021