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 Mestrado em Economia Social

  Como concorrer

O Mestrado em Economia Social posiciona-se no panorama atual da formação pós-graduada num domínio inovador que aborda a natureza social e histórica dos fenómenos económicos. Visa criar e desenvolver competências no domínio da política social, do marketing social e da estratégia de gestão para as organizações do Terceiro Setor, abordando ainda temas de estudo emergentes nomeadamente cidadania, multiculturalidade e inclusão social, turismo e economia informal.​

Propinas​​​

Horário​​

Critérios de s​eleção​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Nota: ​

A UC “Análise de Dados e Competências Transversais” requer a frequência de módulos creditados no curso no programa EEG DATAPro, bem como no programa EEGenerating Skills.


2021/2022

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Economia

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Economia Social destina-se a diplomados do 1º ciclo, com um percurso académico de elevado mérito, em Economia e outras áreas das Ciências Sociais, que pretendam tornar-se especialistas em Economia Social, desenvolvendo competências na abordagem dos problemas sociais sob uma perspetiva económica. Atrai também profissionais a trabalhar no sector social.
O mestre em Economia Social apresentará assim competências técnicas para identificar problemas sociais, para propor e para implementar respostas para os mesmos, em contextos diversificados, quer em termos institucionais, quer em termos geográficos. Apresentará ainda competências técnicas e de análise que lhe permitam desenvolver, autonomamente, uma reflexão crítica e fundamentada, de natureza teórica e/ou aplicada que contribuam para a definição de estratégias, alternativas e/ou complementares inovadoras e potenciadoras de desenvolvimento económico. Finalmente, o mestre em Economia Social apresentará um conjunto de competências de natureza transversal que lhe permita adaptar-se a uma diversidade de contextos, potenciando um envolvimento construtivo e pleno nas atividades profissionais que venha a desenvolver nesta ou noutras áreas similares.

Resultados de aprendizagem


1. Contribuir para a formação avançada de recursos humanos na área da Economia Social;
2. Potenciar o desenvolvimento de carreiras na área da Economia Social e Terceiro setor, através da compreensão do seu funcionamento;
3. Aprofundar o pensamento crítico e a autocrítica na formulação e resolução de problemas sociais, adotando uma abordagem e uma metodologia da ciência Económica;
4. Desenvolver a capacidade para integrar conhecimentos e para lidar com questões complexas decorrentes da identificação e procura de soluções para problemas sociais;
5. Estimular o conhecimento e desenvolver competências de investigação autónoma básica e aplicada nos domínios da Economia Social, orientada por objetivos teóricos ou para a resolução de problemas práticos;
6. Promover o potencial de inovação, através da formação avançada de capital humano e da transferência dos resultados de investigação para a economia social, terceiro setor e sociedade em geral.

Acesso a estudos superiores


O Mestrado em Economia Social oferece uma formação avançada que permite o acesso a programas de 3º ciclo nas áreas das Ciências Sociais.

Saídas profissionais


As principais saídas profissionais incluem organismos públicos e privados, quer a nível central quer local, ligados, particularmente, ao terceiro sector. As competências adquiridas permitem ainda considerar a possibilidade dos alunos desenvolverem os seus próprios projetos, quer durante o segundo ano do mestrado no âmbito da UC Projeto, quer uma vez diplomados.

Acesso


25

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


- Os titulares do grau de Licenciatura em Economia, Administração Pública, Gestão, Educação, Relações Internacionais ou em áreas afins; Os alunos com as licenciaturas de Economia, Gestão têm maior majoração em relação a outras licenciaturas.
- Os titulares de um grau académico superior no estrangeiro, conferido na sequência do primeiro ciclo de estudos em Economia, Administração Pública, Gestão, Educação, Relações Internacionais ou em áreas afins, organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Economia, Administração Pública, Gestão, Educação, Relações Internacionais ou em áreas afins, pelo Conselho Cientifico da Escola de Economia e Gestão.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Economia das Instituições e do Terceiro Sector E 6
S1 História da Economia Social E 6
S1 Métodos para a Economia Social E 6
S1 Tópicos de Economia E 6
S1 Opção I 6
Desenvolvimento e Políticas Sociais SOC 7,5
Desenvolvimento Sustentável e Transformação Digital E 6
Economia da Saúde E 6
Economia do Turismo E 7,5
Tópicos de Economia Global E 6
S2 Análise de Dados e Competências Transversais CPRI; G; E; CA 6
S2 Economia e Política Social E 6
S2 Governação de Organizações sem Fins Lucrativos CA 6
S2 Metodologia e Proposta de Investigação em Economia E 6
S2 Opção II 6
Atores e Dinâmicas Transnacionais CPRI 6
Economia do Trabalho e da Educação E 6
Economia e Inovação Social E 6
Economia Política e Escolhas Públicas E 6
Ética e Responsabilidade Social na Gestão G 6
Marketing Digital e e-Business G 6
Marketing Público e Social G 6
Multiculturalidade, Cidadania e Inclusão Social ED 6
Ano 2 30
S1 Opção III 30
Dissertação E 30
Estágio E 30
Trabalho de Projeto E 30

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-09-2020
Número de Registo:
R/A-Ef 2485/2011/AL01
Data de Registo:
08-07-2021
Validade:
30-07-2026