O Mestrado em Economia Social posiciona-se no panorama atual da formação pós-graduada num domínio inovador que aborda a natureza social e histórica dos fenómenos económicos. Visa criar e desenvolver competências no domínio da política social, do marketing social e da estratégia de gestão para as organizações do Terceiro Setor, abordando ainda temas de estudo emergentes nomeadamente cidadania, multiculturalidade e inclusão social, turismo e economia informal.
A ordenação dos candidatos basear-se-á na classificação resultante da aplicação do seguinte algoritmo:
Classificação final = α (A) +β (B)
A desagregação é a seguinte:
B2. Conhecimentos de língua inglesa
B3. Curriculum técnico-profissional
Os alunos deverão obter uma classificação final mínima de 10 valores. Os candidatos que não obtenham essa classificação serão considerados excluídos. A explicitação formal das ponderações atribuídas a cada uma das componentes e da pontuação reservada a cada critério/subcritério, para cada curso de 2º ciclo, é a seguinte:
Tabela 1 – Componentes do algoritmo e respetivas ponderações, e critérios e correspondentes intervalos de classificação (*)
Na Tabela 2 constam as majorações atribuídas a cada curso de 1º ciclo em cada um dos cursos de 2º ciclo do Departamento de Economia. Estas majorações, comtempladas no critério B1-1, contribuem para definir o perfil pretendido dos candidatos, no que se refere à sua formação de 1º ciclo.
Tabela 2 – Majoração atribuída aos cursos de 1º ciclo no critério B1 de seleção / seriação de candidaturas aos cursos de 2º ciclo
Para os candidatos oriundos de países onde a língua oficial não é o português, é condição de admissão a apresentação de um certificado de proficiência em língua portuguesa. A comissão diretiva pode solicitar a realização de uma entrevista para aferir da proficiência na língua portuguesa.
O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx
Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.