Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde

  Como concorrer

A introdução de novos modelos e instrumentos de gestão empresarial nas instituições de saúde visa incutir maior flexibilidade, eficiência e rigor no funcionamento do setor. O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde pretende dotar os profissionais de saúde de competências abrangentes na área de Gestão, que lhes permita uma intervenção prática e eficaz no contexto das organizações da saúde, sejam elas públicas ou privadas.​ ​

Propinas​​

Horário​​​​

Critérios de s​eleção​​​​​


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
2020/2021

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
100
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Gestão

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: https://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O curso de Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, destina-se a profissionais sem formação prévia em gestão que desempenham, ou pretendam desempenhar, funções em instituições de saúde públicas ou privada, que sejam titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal, em qualquer área do conhecimento, obtido em Universidades Portuguesas ou estrangeiras. Em particular, tem por objetivo promover a consolidação de um quadro de referência concetual e metodológico em Gestão que permita uma intervenção prática eficaz, através de técnicas e instrumentos específicos, no contexto das organizações de saúde.
O curso permite o desempenho cargos ou tarefas nas várias áreas da gestão, em contexto de unidades de saúde, de forma competente e capacitada.
O curso está organizado em 3 semestres. Os dois primeiros semestres são letivos. Existe uma unidade curricular optativa em cada um destes semestres. No terceiro semestre os estudantes terão que realizar um projeto ou dissertação.
Este curso inclui uma unidade curricular que proporciona acesso ao programa de desenvolvimento de competências transversais EEGenerating Skills da Escola de Economia e Gestão, que oferece uma diversidade de atividades como cursos, workshops, palestras e outros eventos, que contam com a participação de empresas e outras instituições.
A Escola de Economia e Gestão oferece excelentes condições para a realização do projeto/dissertação, seja em termos de instalações, seja de acesso a software, bases de dados e bibliográficas. Conta com um corpo docente altamente qualificado, formado em universidades de referência a nível nacional e internacional e afeto a centros de investigação bem classificados, e com índices de publicação crescentes.

Resultados de aprendizagem


1. Descrever, comparar criticamente e discutir as principais teorias e conceitos do pensamento atual subjacente a cada uma das áreas funcionais da Gestão.
2. Aplicar as principais teorias e conceitos do pensamento atual subjacente a cada uma das áreas funcionais da Gestão em situações específicas no contexto de organizações de saúde, públicas ou privadas.
3. Aplicar competências técnicas nas diversas áreas funcionais da gestão.
4 Articular as competências técnicas nas diversas áreas funcionais da gestão para a resolução dos problemas organizacionais específicos destas unidades.
5. Preparar e adequar os instrumentos e técnicas de gestão recentes sobre este tipo de organizações ao respetivo meio envolvente.
6. Conceber planos de acção e desenhar instrumentos de avaliação, com base nos conhecimentos de gestão recentes sobre este tipo de organizações.
7. Intervir nos processos de transformação organizacional que respondam eficazmente às exigências internas das organizações de saúde.
8. Intervir nos processos de transformação organizacional que respondam eficazmente às exigências socioeconómicas do meio envolvente.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3.º Ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


Os estudantes graduados deste mestrado estão habilitados a exercerem cargos de gestão em unidades de saúde público ou privadas, nacionais ou internacionais. A título de exemplo os graduados podem exercer funções de gestão em centros de saúde, agrupamentos de centros de saúde, unidades de saúde familiares, direcções regionais de saúde, instituições particulares de solidariedade social, hospitais públicos, hospitais privados, e clínicas de entre outras.
Os graduados deste mestrado tanto podem exercer funções clínicas que impliquem responsabilidade pela gestão de recursos (humanos ou materiais), como por exemplo enfermeiro chefe, director clínico, como estar dedicados em exclusividade a funções administrativas.

Acesso


40

Vagas

20

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho (https://alunos.uminho.pt/PT/estudantes/Regulamentos/1_Despacho_RT-43_2017.pdf).

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se a este curso de Mestrado
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em qualquer área;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão;
d) Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
14-11-2019
Número de Registo:
R/A-Ef 3513/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
30-07-2024