Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Marketing e Estratégia

  CANDIDATURAS


O Mestrado em Marketing e Estratégia evidencia os grandes temas e desafios da gestão do marketing e da estratégia em contextos dinâmicos e globais. O marketing e a estratégia desempenham um papel fundamental na definição da filosofia, linha de atuação e prática organizacional. Neste mestrado, o marketing e a estratégia são abordados como plataformas geradoras de valor e competitividade. ​

O Mestrado em Marketing e Estratégia está entre os seis melhores mestrados em Marketing em Portugal, ocupando a posição 67 na Europa Ocidental.

Diploma de Especialização: A conclusão da parte letiva do curso garante-lhe a oportunidade de requerer o seu Diploma de Especialização em Marketing e Estratégia.

Fases e vagas

Propinas​​

Horário​​

Critérios de s​eleção​​​​


Nota: ​

A UC “Análise de Dados e Competências Transversais” requer a frequência de módulos creditados no curso no programa EEG DATAPro, bem como no programa EEGenerating Skills, que podem funcionar fora da mancha horária do curso.


2023/2024

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Gestão

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Marketing e Estratégia visa a obtenção de conhecimentos aprofundados e transversais nas áreas de marketing e estratégia. Adicionalmente, o curso oferece a aquisição de conhecimentos em áreas aplicadas necessárias à prática empresarial e de investigação nos seus domínios fundamentais.
A componente curricular do mestrado tem a duração de 3 semestres. O primeiro ano (2 semestres) caracteriza-se por uma formação transversal e abrangente focada em problemas e questões em vários domínios do Marketing e da Estratégia. Esta componente curricular é complementada com uma formação específica em áreas de conhecimento aplicado, tais como, empreendedorismo e estratégia e marketing internacional (entre outras). O terceiro trimestre envolve a elaboração de uma dissertação resultante do desenvolvimento e um trabalho de investigação científica.
O curso proporciona a aprendizagem ativa do estudante favorecendo o desenvolvimento de competências que estimulam a aprendizagem autónoma ao longo da vida. A existente variedade de metodologias de ensino e aprendizagem combina o trabalho autónomo e individual com o trabalho em equipa em contexto dentro e fora da de sala de aula. Os métodos de ensino em sala de aula abrangem exposição concetual, resolução de casos e situações práticas, apresentação de trabalhos e de projetos de investigação (entre outros). Atividades fora da sala de aula podem incluir trabalho de grupo, participação em seminários e outros eventos relacionados. São disponibilizados aos alunos recursos de apoio ao desenvolvimento da sua formação, tais como bases de dados bibliográficas, software de análise de dados (etc). De um modo geral o corpo docente é diversificado possuindo formação especializada ao nível de doutoramento nas áreas relevantes do mestrado.

Resultados de aprendizagem


O mestre em marketing e estratégia deverá atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Demonstrar um conhecimento aprofundado do marketing e estratégia e o seu papel integrador do negócio da empresa.
2. Entender o conceito de marketing como filosofia e função de gestão e a sua aplicação em contextos alargados e multidisciplinares.
3. Demonstrar uma visão sistémica, completa e integrada de toda a organização e do seu ambiente.
4. Integrar diferentes áreas funcionais na formulação da estratégia de marketing, estratégia de negócio e estratégia corporativa da organização, interligando diferentes níveis e tipos de estratégia.
5. Avaliar a informação proveniente do ambiente e integrar essa informação nos processos de tomada de decisão estratégica e de marketing.
6. Perceber o processo de gestão estratégica e contribuir ativamente para a competitividade da organização, através da melhoria dos seus indicadores de desempenho.
7. Aplicar instrumentos de marketing e estratégia no contexto de diferentes tipos de organizações.
8. Demonstrar competências ao nível da investigação avançada através da elaboração de uma dissertação num tema relevante de marketing e estratégia.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3.º Ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


Os graduados do Mestrado em Marketing e Estratégia poderão ter acesso ao exercício profissional em funções ao nível da direção, gestão e execução em áreas relacionadas com a estratégia e o marketing. As organizações de destino podem ser com e sem fins lucrativos, bem como, enquadradas em diferentes sectores da economia. Os mestres em Marketing e Estratégia podem, ainda, ser empreendedores ou seguir uma carreira de investigação ou docência universitária.
As diversas saídas profissionais englobam, entre outras as seguintes áreas/ocupações: Diretor Geral; Diretor/Gestor de Estratégia Empresarial; Diretor de Planeamento; Gestor de Desenvolvimento do Negócio; Director/Gestor de Marketing; Director/Gestor Comercial; Diretor/Gestor de Comunicação e/ou Relações Públicas; Gestor de Produto; Gestor de Desenvolvimento de Novos Produtos; Gestor de Marca; Gestor de Logística e Distribuição; Gestor de Clientes/Vendas; Gestor de Contas; Consultor de Marketing; Diretor/Gestor/Técnico de Pesquisa de Marketing.

Acesso


45

Vagas

20

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos cumprem os requisitos legais. Podem candidatar-se os:
i) titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, em particular licenciaturas nas áreas de Gestão, Economia, Administração Pública, Geografia, Relações Internacionais, Ciência Política, Ciências da Comunicação, Sociologia, Psicologia ou cursos afins; Engenharia e Tecnologia; Marketing, Contabilidade, Distribuição e Logística, Turismo, e Gestão da Informação ou cursos afins;
ii) titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos ou titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão;
iii) detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
02-04-2020
Número de Registo:
R/A-Ef 3514/2011/AL01
Data de Registo:
11-08-2020
Validade:
30-07-2025