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 Mestrado em Negócios Internacionais

  Como concorrer

O público-alvo do mestrado em Negócios Internacionais são os jovens licenciados que desenvolvem ou pretendem desenvolver a sua carreira profissional em empresas ou entidades com operações internacionais. O programa tem como finalidade última transmitir conhecimentos sobre o funcionamento dos mercados internacionais e sobre os principais aspetos da gestão operacional e estratégia dos negócios internacionais.​

Propinas​​

Horário​​

Critérios de s​eleção​​​​​​​


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Aguardam-se os procedimentos formais para a homologação do novo plano de estudos, que se encontra em fase de aprovação e que será divulgado oportunamente. O plano de estudos disponível abaixo é o que se encontra atualmente em vigor.​​​


Nota: ​

A UC “Análise de Dados e Competências Transversais” requer a frequência de módulos creditados no curso no programa EEG DATAPro, bem como no programa EEGenerating Skills.



2021/2022

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Gestão
  • Economia

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Negócios Internacionais tem como principal objetivo dotar os alunos das competências necessárias para a conceção, implementação, acompanhamento e avaliação de estratégias empresariais internacionais, articulando as variáveis externas com as áreas funcionais das empresas.
As unidades curriculares que integram o plano de estudos permitem que os estudantes dominem os atuais métodos de avaliação quantitativa e qualitativa para apoiar a tomada de decisões multicritério em organizações complexas. Estão também desenhadas para permitir o desenvolvimento de habilidades interpessoais, nomeadamente em grupos com composição internacional.
A estrutura curricular, bastante flexível, é composta por 120 ECTS. O 1.º semestre é composto por 4 unidades curriculares (UC) de 7,5 ECTS cada, das quais 3 são obrigatórias. O 2º semestre é composto por 4 UC de 7,5 ECTS cada, das quais apenas 1 é obrigatória. No 2º ano o estudante realiza uma dissertação, um projeto ou um estágio e o respetivo relatório, sob a orientação de um professor.
O corpo docente é qualificado, empenhado e jovem, doutorado em algumas das melhores universidades europeias e norte-americanas. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos, os quais poderão usufruir de um conjunto de infraestruturas adequadas e de equipamentos informáticos modernos. A ligação entre a perspetiva académica e a realidade empresarial e dos negócios é promovida através da participação em seminários.

Resultados de aprendizagem


Este mestrado tem como principais objetivos:
1. Descrever os fatores determinantes do comportamento dos agentes económicos em geral e dos decisores empresariais em particular, assim como o impacto das suas decisões na economia e nas empresas;
2. Explicar a intervenção dos estados e das organizações multilaterais na economia através da regulação económica, da política de concorrência, ou outras, e as formas de reação das organizações empresariais direta ou indiretamente afetadas;
3. Descrever e interpretar o funcionamento das instituições, processos e políticas públicas empresariais;
4. Identificar, interpretar e analisar informação relevante relativa a um problema e avaliar formas alternativas de ação em função dos cenários potenciais;
5. Formular, implementar, acompanhar e avaliar estratégias empresariais internacionais;
6. Dominar os atuais métodos de avaliação quantitativa e qualitativa para apoiar a tomada de decisões multicritério em organizações complexas;
7. Analisar e avaliar potenciais mercados externos, tanto para o abastecimento de matérias-primas e bens intermédios, como para o escoamento de produções de bens e serviços;
8. Estudar diferentes estruturas organizativas, desenhar planos de negócio internacional, construir e apresentar projetos de investimento internacional e outros tipos de envolvimento nos mercados externos.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


Entre os empregadores potenciais de Mestres em Negócios Internacionais contam-se empresas já internacionalizadas ou em fase de internacionalização, dos mais diversos setores de atividade; Associações empresariais em setores exportadores; Agências públicas de apoio à exportação; Empresas no estrangeiro (nacionais ou estrangeiras).
O Mestrado em Negócios Internacionais garante ainda uma formação especializada a alunos que pretendam desenvolver-se profissionalmente, como empresários, em diversos setores de atividade económica, bem como aos que desejam prosseguir a sua formação académica.

Acesso


30

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


- Os titulares do grau de licenciatura ou de estudos de pós-graduação, ou equivalente legal, em Negócios Internacionais, Gestão, Economia, Ciência Política, Administração Pública, Relações Internacionais, e afins; Os alunos com as licenciaturas de Gestão e Negócios Internacionais têm maior majoração em relação a outras licenciaturas.
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que atestem capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Estratégia e Marketing Internacional G 7,5
S1 Metodologia de Investigação e Competências Transversais CONT; G 7,5
S1 Tópicos de Economia da Empresa Internacional E 7,5
S1 Opção I 7,5
Contabilidade para Gestores G 7,5
Empreendedorismo G 7,5
Estratégia Empresarial G 7,5
Finanças Empresariais I G 7,5
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 7,5
Princípios de Finanças G 7,5
S2 Tópicos de Economia Global E 7,5
S2 Opção II 7,5
Complementos de Finanças Empresariais G 7,5
Contabilidade para Gestores G 7,5
Derivados G 7,5
Economia do Conhecimento e da Inovação E 7,5
Economia do Turismo E 7,5
Economia Política e Escolhas Públicas E 7,5
Empreendedorismo G 7,5
Estratégia Empresarial G 7,5
Ética e Responsabilidade Social na Gestão G 7,5
Finanças Empresariais II G 7,5
Finanças Internacionais G 7,5
Fundamentos de Comportamento Organizacional G 7,5
Gestão da Diversidade e Internacionalização de Recursos Humanos G 7,5
Gestão da Mudança e Inovação G 7,5
Gestão da Produção e Inventários G 7,5
Gestão da Qualidade G 7,5
Gestão de Recursos Humanos em PME's G 7,5
Marketing Digital e eBusiness G 7,5
Operações Bancárias Internacionais E 7,5
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 7,5
Princípios de Auditoria G 7,5
Tópicos de Economia Bancária E 7,5
Tópicos de Logística G 7,5
S2 Opção III 7,5
Complementos de Finanças Empresariais G 7,5
Contabilidade para Gestores G 7,5
Derivados G 7,5
Economia do Conhecimento e da Inovação E 7,5
Economia do Turismo E 7,5
Economia Política e Escolhas Públicas E 7,5
Empreendedorismo G 7,5
Estratégia Empresarial G 7,5
Ética e Responsabilidade Social na Gestão G 7,5
Finanças Empresariais II G 7,5
Finanças Internacionais G 7,5
Fundamentos de Comportamento Organizacional G 7,5
Gestão da Diversidade e Internacionalização de Recursos Humanos G 7,5
Gestão da Mudança e Inovação G 7,5
Gestão da Produção e Inventários G 7,5
Gestão da Qualidade G 7,5
Gestão de Recursos Humanos em PME's G 7,5
Marketing Digital e eBusiness G 7,5
Operações Bancárias Internacionais E 7,5
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 7,5
Princípios de Auditoria G 7,5
Tópicos de Economia Bancária E 7,5
Tópicos de Logística G 7,5
S2 Opção IV 7,5
Complementos de Finanças Empresariais G 7,5
Contabilidade para Gestores G 7,5
Derivados G 7,5
Dinâmicas e Atores Transnacionais CPRI 7,5
Economia do Conhecimento e da Inovação E 7,5
Economia do Turismo E 7,5
Economia Política e Escolhas Públicas E 7,5
Empreendedorismo G 7,5
Estratégia Empresarial G 7,5
Ética e Responsabilidade Social na Gestão G 7,5
Finanças Empresariais II G 7,5
Finanças Internacionais G 7,5
Fundamentos de Comportamento Organizacional G 7,5
Gestão da Diversidade e Internacionalização de Recursos Humanos G 7,5
Gestão da Mudança e Inovação G 7,5
Gestão da Produção e Inventários G 7,5
Gestão da Qualidade G 7,5
Gestão de Recursos Humanos em PME's G 7,5
Marketing Digital e eBusiness G 7,5
Operações Bancárias Internacionais E 7,5
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 7,5
Princípios de Auditoria G 7,5
Tópicos de Economia Bancária E 7,5
Tópicos de Logística G 7,5
Ano 2 60
A Dissertação/Estágio+Relatório G; E 60

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
03-03-2015
Número de Registo:
R/A-Ef 2537/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
02-03-2021