Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Negócios Internacionais

  CANDIDATURAS

O público-alvo do mestrado em Negócios Internacionais são os jovens licenciados que desenvolvem ou pretendem desenvolver a sua carreira profissional em empresas ou entidades com operações internacionais. O programa tem como finalidade última transmitir conhecimentos sobre o funcionamento dos mercados internacionais e sobre os principais aspetos da gestão operacional e estratégia dos negócios internacionais.​

Diploma de Especialização: A conclusão da parte letiva do curso garante-lhe a oportunidade de requerer o seu Diploma de Especialização em Negócios Internacionais.


Este programa de mestrado encontra-se inserido no portefólio de cursos do projeto Aliança de Pós-Graduação da Universidade do Minho, que resulta da candidatura da UMinho aos investimentos Impulso Adultos e Impulso Jovens Steam (PRR/NextGenerationEU). Neste âmbito, serão atribuídas bolsas de mérito aos estudantes em tempo integral aprovados a todas as unidades curriculares no 1º e 2º ano - apenas poderão ser considerados alunos com residência fiscal em Portugal à data do financiamento do curso e com idade igual ou superior a 18 anos. Consultar o modelo de atribuição de bolsas: https://www.alianca.uminho.pt/pt/bolsas​ ​

Apoios Financeiros ao Curso



Os alunos inscritos no Mestrado em Negócios Internacionais podem candidatar-se a um financiamento no âmbito do Programa “Income Share Agreement FJN” (ISA FJN). 





Fases e vagas

Propinas​​

Horário​​

Critérios de s​eleção​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Nota: ​

A UC “Análise de Dados e Competências Transversais” requer a frequência de módulos creditados no curso no programa EEG DATAPro, bem como no programa EEGenerating Skills, que podem funcionar fora da mancha horária do curso.


2023/2024

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Gestão
  • Economia

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Negócios Internacionais visa formar recursos humanos qualificados, dotados de conhecimentos teóricos, capacidades e competências para lidar com a diversidade cultural, económica e regulatória dos mercados internacionais. Oferece uma abordagem multidisciplinar, que inclui estratégia, gestão, marketing, economia e direito, com o objetivo de abarcar a complexidade das práticas dos negócios internacionais, complementada com um conjunto de conferências, seminários, palestras e workshops, que visam proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas no domínio da análise de dados (Excel, SPSS, Stata, …) e das competências pessoais que são valoradas no momento da entrada no mercado de trabalho (tais como criatividade, liderança, capacidade de negociação, imagem profissional e inteligência emocional). Esta formação deverá promover a integração no mercado de trabalho, formando profissionais aptos a trabalhar em empresas e organizações que operam em contexto internacional, dentro e fora do seu país de origem, e/ou atualizando e aprofundando os conhecimentos nestas áreas do saber, proporcionando oportunidades para a progressão nas carreiras profissionais em curso ou a reconversão profissional.

Resultados de aprendizagem


1. Proporcionar uma formação sólida em áreas do conhecimento que são fundamentais para as empresas e organizações que operam em contexto internacional, nomeadamente: ambiente de negócios internacionais, economia global, regulamentação das trocas transfronteiriças, estratégias de internacionalização, marketing internacional, gestão internacional da cadeia global de fornecimentos, responsabilidade social e ambiental, negociação em contextos interculturais e economia política dos negócios internacionais.
2. Proporcionar a consciência, o conhecimento e a compreensão das questões que afetam os negócios internacionais em vários cenários e contextos dos mercados e cadeias de abastecimento globais.
3. Desenvolver a capacidade de produzir uma análise critica das operações, decisões e estratégias de negócios internacionais, fundamentada em diferentes perspetivas teóricas;
4. Proporcionar conhecimento e habilidades abrangentes para o desenvolvimento profissional em empresas multinacionais, organizações não-governamentais, organizações internacionais multilaterais
5. Proporcionar o desenvolvimento de competências de pesquisa académica;
6. Proporcionar o desenvolvimento de competências transferíveis adequadas para enfrentar os desafios do emprego / autoemprego e das atividades empresariais num contexto de globalização económica;
7. Ajudar a desenvolver uma mentalidade global.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º ciclo nas áreas de Economia e Gestão.

Saídas profissionais


Oferecendo um bom equilíbrio entre conhecimento teórico e aplicação prática, pretende-se que este programa seja atrativo para alunos nacionais e estrangeiros interessados em aumentar a sua empregabilidade e expandir as oportunidades de carreira em empresas e organizações, nacionais ou estrangeiras, orientadas para as atividades internacionais de comércio, produção, subcontratação e/ou logística, ocupando postos de gestão, bem como tarefas especializadas, em áreas como:
Gestão de negócios internacionais; Gestão de projetos e desenvolvimento de negócio; Consultoria de negócio; Gestão de clientes; Assessoria de negócios; Análise de mercados, Desenvolvimento de negócios, Marketing internacional, Empreendedorismo internacional.

Acesso


30

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


- Licenciados de todas as áreas científicas. A majoração atribuída a candidatos provindos das licenciaturas em Negócios Internacionais, Gestão, Economia e Relações Internacionais é de 4 pontos. Os candidatos com licenciaturas na área das Línguas e Relações Empresarias, da Engenharia/Matemática e em áreas afins obtêm uma majoração ligeiramente inferior (3 pontos).
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que atestem capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Observações


Inserido no Portefólio de Cursos do Projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR) da Universidade do Minho.

Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Direito, Consumo e Negócios D 6
S1 Estratégia e Marketing Internacional G 6
S1 Logística Internacional G 6
S1 Tópicos de Economia da Empresa Multinacional E 6
S1 Tópicos de Economia Global E 6
S2 Análise de Dados e Competências Transversais CPRI; G; E; CA 6
S2 Metodologia e Proposta de Investigação G 6
S2 Tópicos de Negócios Internacionais CPRI; G; E 6
S2 Opção I 6
Análise de Dados para Negócios G 6
Economia do Conhecimento e da Inovação E 6
Economia Monetária e Financeira Internacional E 6
Empreendedorismo G 6
Estratégia Empresarial G 6
Finanças Internacionais G 6
Gestão da Mudança e Inovação G 6
Marketing Digital e e-Business G 6
Marketing e Sustentabilidade G 6
Operações Económico-Financeiras do Comércio Internacional E 6
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 6
Princípios de Auditoria G 6
Relato Financeiro e de Sustentabilidade G 6
Transportes e Distribuição G 6
S2 Opção II 6
Análise de Dados para Negócios G 6
Atores e Dinâmicas Transnacionais CPRI 6
Economia do Conhecimento e da Inovação E 6
Economia Monetária e Financeira Internacional E 6
Empreendedorismo G 6
Estratégia Empresarial G 6
Finanças Internacionais G 6
Gestão da Mudança e Inovação G 6
Marketing Digital e e-Business G 6
Marketing e Sustentabilidade G 6
Operações Económico-Financeiras do Comércio Internacional E 6
Políticas do Ambiente CA 6
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 6
Princípios de Auditoria G 6
Relato Financeiro e de Sustentabilidade G 6
Transportes e Distribuição G 6
Ano 2 30
S1 Opção III 30
Dissertação G; E 30
Estágio G; E 30
Trabalho de Projeto G; E 30

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
04-07-2022
Número de Registo:
R/A-Ef 2537/2011/AL01
Data de Registo:
21-07-2022
Validade:
30-07-2026