Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Negócios Internacionais

  Como concorrer

O público-alvo do mestrado em Negócios Internacionais são os jovens licenciados que desenvolvem ou pretendem desenvolver a sua carreira profissional em empresas ou entidades com operações internacionais. O programa tem como finalidade última transmitir conhecimentos sobre o funcionamento dos mercados internacionais e sobre os principais aspetos da gestão operacional e estratégia dos negócios internacionais.​

Propinas​​

Horário​​

Critérios de s​eleção​​​​​​​


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
2020/2021

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Gestão
  • Economia

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: https://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Negócios Internacionais tem como principal objetivo dotar os alunos das competências necessárias para a conceção, implementação, acompanhamento e avaliação de estratégias empresariais internacionais, articulando as variáveis externas com as áreas funcionais das empresas.
As unidades curriculares que integram o plano de estudos permitem que os estudantes dominem os atuais métodos de avaliação quantitativa e qualitativa para apoiar a tomada de decisões multicritério em organizações complexas. Estão também desenhadas para permitir o desenvolvimento de habilidades interpessoais, nomeadamente em grupos com composição internacional.
A estrutura curricular, bastante flexível, é composta por 120 ECTS. O 1.º semestre é composto por 4 unidades curriculares (UC) de 7,5 ECTS cada, das quais 3 são obrigatórias. O 2º semestre é composto por 4 UC de 7,5 ECTS cada, das quais apenas 1 é obrigatória. No 2º ano o estudante realiza uma dissertação, um projeto ou um estágio e o respetivo relatório, sob a orientação de um professor.
O corpo docente é qualificado, empenhado e jovem, doutorado em algumas das melhores universidades europeias e norte-americanas. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos, os quais poderão usufruir de um conjunto de infraestruturas adequadas e de equipamentos informáticos modernos. A ligação entre a perspetiva académica e a realidade empresarial e dos negócios é promovida através da participação em seminários.

Resultados de aprendizagem


Este mestrado tem como principais objetivos:
1. Descrever os fatores determinantes do comportamento dos agentes económicos em geral e dos decisores empresariais em particular, assim como o impacto das suas decisões na economia e nas empresas;
2. Explicar a intervenção dos estados e das organizações multilaterais na economia através da regulação económica, da política de concorrência, ou outras, e as formas de reação das organizações empresariais direta ou indiretamente afetadas;
3. Descrever e interpretar o funcionamento das instituições, processos e políticas públicas empresariais;
4. Identificar, interpretar e analisar informação relevante relativa a um problema e avaliar formas alternativas de ação em função dos cenários potenciais;
5. Formular, implementar, acompanhar e avaliar estratégias empresariais internacionais;
6. Dominar os atuais métodos de avaliação quantitativa e qualitativa para apoiar a tomada de decisões multicritério em organizações complexas;
7. Analisar e avaliar potenciais mercados externos, tanto para o abastecimento de matérias-primas e bens intermédios, como para o escoamento de produções de bens e serviços;
8. Estudar diferentes estruturas organizativas, desenhar planos de negócio internacional, construir e apresentar projetos de investimento internacional e outros tipos de envolvimento nos mercados externos.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


Entre os empregadores potenciais de Mestres em Negócios Internacionais contam-se empresas já internacionalizadas ou em fase de internacionalização, dos mais diversos setores de atividade; Associações empresariais em setores exportadores; Agências públicas de apoio à exportação; Empresas no estrangeiro (nacionais ou estrangeiras).
O Mestrado em Negócios Internacionais garante ainda uma formação especializada a alunos que pretendam desenvolver-se profissionalmente, como empresários, em diversos setores de atividade económica, bem como aos que desejam prosseguir a sua formação académica.

Acesso


30

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho (https://alunos.uminho.pt/PT/estudantes/Regulamentos/1_Despacho_RT-43_2017.pdf).

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se a este curso de Mestrado
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Economia, Gestão, Negócios Internacionais, Relações Internacionais, Administração Pública, ou outros equivalentes de áreas científicas afins;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, numa das áreas especificadas na alínea anterior, conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a esse Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, numa das áreas especificadas na alínea a), que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho;
d) Excepcionalmente, em casos devidamente justificados, poderão candidatar-se os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, embora possam possuir outro Curso de Licenciatura que não seja mencionado no elenco anterior.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Estratégia e Marketing Internacional G 7,5
S1 Metodologia de Investigação e Competências Transversais CONT; G 7,5
S1 Tópicos de Economia da Empresa Internacional E 7,5
S1 Opção I 7,5
Contabilidade para Gestores G 7,5
Empreendedorismo G 7,5
Estratégia Empresarial G 7,5
Finanças Empresariais I G 7,5
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 7,5
Princípios de Finanças G 7,5
S2 Tópicos de Economia Global E 7,5
S2 Opção II 7,5
Complementos de Finanças Empresariais G 7,5
Contabilidade para Gestores G 7,5
Derivados G 7,5
Economia do Conhecimento e da Inovação E 7,5
Economia do Turismo E 7,5
Economia Política e Escolhas Públicas E 7,5
Empreendedorismo G 7,5
Estratégia Empresarial G 7,5
Ética e Responsabilidade Social na Gestão G 7,5
Finanças Empresariais II G 7,5
Finanças Internacionais G 7,5
Fundamentos de Comportamento Organizacional G 7,5
Gestão da Diversidade e Internacionalização de Recursos Humanos G 7,5
Gestão da Mudança e Inovação G 7,5
Gestão da Produção e Inventários G 7,5
Gestão da Qualidade G 7,5
Gestão de Recursos Humanos em PME's G 7,5
Marketing Digital e e-Business G 7,5
Operações Bancárias Internacionais E 7,5
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 7,5
Princípios de Auditoria G 7,5
Tópicos de Economia Bancária E 7,5
Tópicos de Logística G 7,5
S2 Opção III 7,5
Complementos de Finanças Empresariais G 7,5
Contabilidade para Gestores G 7,5
Derivados G 7,5
Economia do Conhecimento e da Inovação E 7,5
Economia do Turismo E 7,5
Economia Política e Escolhas Públicas E 7,5
Empreendedorismo G 7,5
Estratégia Empresarial G 7,5
Ética e Responsabilidade Social na Gestão G 7,5
Finanças Empresariais II G 7,5
Finanças Internacionais G 7,5
Fundamentos de Comportamento Organizacional G 7,5
Gestão da Diversidade e Internacionalização de Recursos Humanos G 7,5
Gestão da Mudança e Inovação G 7,5
Gestão da Produção e Inventários G 7,5
Gestão da Qualidade G 7,5
Gestão de Recursos Humanos em PME's G 7,5
Marketing Digital e e-Business G 7,5
Operações Bancárias Internacionais E 7,5
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 7,5
Princípios de Auditoria G 7,5
Tópicos de Economia Bancária E 7,5
Tópicos de Logística G 7,5
S2 Opção IV 7,5
Complementos de Finanças Empresariais G 7,5
Contabilidade para Gestores G 7,5
Derivados G 7,5
Dinâmicas e Atores Transnacionais CPRI 7,5
Economia do Conhecimento e da Inovação E 7,5
Economia do Turismo E 7,5
Economia Política e Escolhas Públicas E 7,5
Empreendedorismo G 7,5
Estratégia Empresarial G 7,5
Ética e Responsabilidade Social na Gestão G 7,5
Finanças Empresariais II G 7,5
Finanças Internacionais G 7,5
Fundamentos de Comportamento Organizacional G 7,5
Gestão da Diversidade e Internacionalização de Recursos Humanos G 7,5
Gestão da Mudança e Inovação G 7,5
Gestão da Produção e Inventários G 7,5
Gestão da Qualidade G 7,5
Gestão de Recursos Humanos em PME's G 7,5
Marketing Digital e e-Business G 7,5
Operações Bancárias Internacionais E 7,5
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos G 7,5
Princípios de Auditoria G 7,5
Tópicos de Economia Bancária E 7,5
Tópicos de Logística G 7,5
Ano 2 60
A Dissertação/Estágio+Relatório G; E 60

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
03-03-2015
Número de Registo:
R/A-Ef 2537/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
02-03-2021