Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Cláudia Simões encerra debate “Territorializar: Arquitetura e Economia” Voltar

quarta-feira, 02/11/2022   
Territorializar: Arquitetura e Economia
Cláudia Simões, Presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Presidente do Conselho de Curadores da FBA, encerrou no passado dia 25 de outubro, no Altice Fórum Braga, o debate “Territorializar”: Arquitetura e Economia.
Trata-se da primeira iniciativa comum entre a Fundação Bracara Augusta (FBA) e a ordem dos Arquitetos – Sec. Regional do Norte (OA-N), dedicada às relações entre a economia e a arquitetura, realizada sob os auspícios do protocolo a propósito celebrado entre essas entidades organizadoras. Com o presente protocolo a FBA e a OA-N dão início a um fórum de permanente de reflexão e debate sobre o território.
O programa Territorializarpretende estimular o debate aberto à sociedade assente num diálogo franco e participado entre arquitetos e outros atores, envolvendo as universidades, as associações e as instituições públicas e privadas. A primeira sessão evidenciou a necessidade de se proceder à integração de políticas com os agentes técnicos e os cidadãos, numa perspetiva de crescimento sustentável e de coesão territorial.
Cláudia Simões, destacou “O papel da cultura e do património é determinante para a qualidade de vida, para o desenvolvimento e para a competitividade. O território como espaço de memória e de inovação tem que coexistir. Tem que haver realidades cocriadas que implica a integração de todos e existe um denominador comum que é a sustentabilidade”.
A sessão cintou ainda com intervenções de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
Territorializar: Arquitetura e Economia
Territorializar: Arquitetura e Economia
Territorializar: Arquitetura e Economia
Territorializar: Arquitetura e Economia
Territorializar: Arquitetura e Economia