Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Doutoramento em Marketing e Estratégia

  Com​o c​oncorrer​​

 

O Doutoramento em Marketing e Estratégia é um projeto que potencia as sinergias de três recentes, mas reconhecidas, instituições académicas nacionais: a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e a Universidade da Beira Interior, respetivamente.

Com o objetivo primordial de proporcionar aos candidatos uma visão state of the art sobre os avanços do conhecimento científico em Marketing e Estratégia, é um Programa de âmbito internacional único, completo e inovador, que privilegia o ensino em língua inglesa.

Adicionalmente, é marcadamente flexível, ao oferecer a possibilidade de desenvolvimento de estudos/investigação em regime de part time ou full time.

Estruturado em seis semestres, correspondentes a 180 ECTS, o Programa Doutoral conjuga componentes estruturais do Marketing e da Estratégia e unidades opcionais aprofundadas de ambas as áreas, em dois momentos distintos: um primeiro ano de ensino e investigação, em calendário próprio das universidades organizadoras, e os dois últimos anos dedicados à definição e elaboração de uma tese original, na área de especialização sele​cionada.

Através do reforço de competências de investigação, análise, produção autónoma e criativa de conhecimento científico e sua disseminação na sociedade, os doutorandos adquirem um desempenho académico e profissional que potencia largamente a sua carreira, nomeadamente, em cargos de relevo de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, ou enquanto reconhecidos líderes e gestores da sua ideia de negócio.

Pretende adquirir uma sólida formação teórica e empírica, com elevado grau de especialização no domínio do Marketing e da Estratégia e de cariz marcadamente internacional? Aposte na qualidade e rigor científico do Programa Doutoral conjunto U.M./U.A.​/U.B.I..​​​​

Nota
A língua de instrução no programa é o Inglês.

Local de funcionamento​​

Propinas​​

Critérios de seleção

2020/2021

Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Marketing e Estratégia

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: https://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Doutoramento em Marketing e Estratégia é um projeto que potencia as sinergias de três reconhecidas instituições académicas nacionais: a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e a Universidade da Beira Interior, respetivamente. O programa visa desenvolver competências de investigação, análise, produção autónoma e criativa de conhecimento científico em Marketing e Estratégia e sua disseminação na comunidade científica e na sociedade em geral.
Estruturado em seis semestres, correspondentes a 180 ECTS, o Programa Doutoral conjuga componentes estruturais do Marketing e da Estratégia e unidades opcionais aprofundadas de ambas as áreas, em dois momentos distintos: um primeiro ano de ensino e investigação, em calendário próprio das universidades organizadoras, e os dois últimos anos dedicados à definição e elaboração de uma tese original, na área de especialização selecionada. O Programa é de âmbito internacional e é lecionado em língua inglesa.
O Programa Doutoral em Marketing e Estratégia beneficia de um corpo docente altamente qualificado, formado em universidades de referência a nível nacional e internacional afetos a centros de investigação de referência com índices de publicações crescentes em revistas científicas de referência.
Os alunos têm acesso aos recursos das três universidades pelo que o Programa doutoral oferece excelentes condições de trabalho em termos de infraestruturas e acesso a bases de dados bibliográficos e software.
Adicionalmente, é um programa flexível, ao oferecer a possibilidade de desenvolvimento de estudos/investigação em regime de part time ou full time.

Resultados de aprendizagem


O doutoramento em Marketing e Estratégia proporciona aos alunos a exposição, confronto, análise crítica, e verificação das teorias em Marketing e Estratégia, alicerçando o desenvolvimento de competências numa sólida formação em fundamentos teóricos e em metodologia de investigação.
Um doutorado em Marketing e Estratégia dever ser capaz de:
1. Desenvolver uma compreensão integrada e aprofundada no domínio de Marketing e Estratégia;
2. Avaliar criticamente a aplicação dos conceitos e instrumentos de marketing e estratégia às organizações;
3. Desenvolver capacidades de discussão e avaliação crítica de novos contributos e abordagens, com base numa avaliação crítica de teoria, de metodologias e instrumentos de medida
4. Dominar as metodologias de investigação científica no domínio de Marketing e Estratégia;
5. Analisar e avaliar criticamente e com rigor trabalhos científicos publicados;
6. Analisar o estado da arte na teoria existente e identificar oportunidades de avanço da teoria e formular pergunta de pesquisa.
7. Desenvolver e conduzir um projeto de investigação autónoma e liderar equipas de investigação respeitando os níveis de exigências científicas e éticas.
8. Produzir e divulgar os trabalhos científicos originais nas revistas e em conferências de especialidade internacionais e nacionais com revisão dos pares.

Acesso a estudos superiores


Este Curso confere a possibilidade de participar em projetos de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


- Docência em instituições do ensino superior
- Investigação nas instituições do ensino superior
- Gabinete de estudo e investigação de organizações públicas, privadas, de caráter lucrativo ou não
- Cargos de gestão e liderança em organizações públicas, privadas, de caráter lucrativo ou não
- Cargos de assessoria técnico-científica em organizações públicas, privadas, de caráter lucrativo ou não

Acesso


15

Vagas

10

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Os candidatos ao Doutoramento em Marketing e Estratégia deverão satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e, em particular, respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:

- Possuir o grau de Mestre ou um segundo ciclo de formação superior em Marketing, Estratégia, Gestão ou Economia ou áreas afins.
- Possuir o grau de licenciado em Marketing, Estratégia, Gestão ou Economia ou áreas afins (obtido em instituição nacional ou estrangeira) e que seja detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Programa.
- Possuir um currículo profissional ou científico reconhecido como relevante e apropriado pela Comissão Científica do Programa.

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Prazos de candidatura


Prazos de inscrição


Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Comportamento do Consumidor ME 6
S1 Gestão Estratégica ME 4
S1 Metodologia de Investigação em Marketing e Estratégia ME 8
S1 Opção 1
Listam-se, a título exemplificativo, as UC opcionais que poderão ser oferecidas.
8
Estudos Avançados de Estratégia ME 8
Estudos Avançados de Marketing ME 8
S1 Opção 2
Listam-se, a título exemplificativo, as UC opcionais que poderão ser oferecidas.
4
Internacionalização e Marketing Global ME 4
Marketing de Serviços G 6
Marketing Público, Não Lucrativo e Social ME 4
Marketing Turístico ME 4
S2 Análise de Dados ME 8
S2 Ética Empresarial de Marketing ME 4
S2 Inovação e Empreendedorismo ME 6
S2 Projeto de Tese ME 8
S2 Opção 3
Listam-se, a título exemplificativo, as UC opcionais que poderão ser oferecidas.
4
Internacionalização e Marketing Global ME 4
Marketing de Serviços G 6
Marketing Público, Não Lucrativo e Social ME 4
Marketing Turístico ME 4
Ano 2 3 120
BA Tese ME 120

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
31-03-2020
Número de Registo:
R/A-Ef 1290/2011/AL01
Data de Registo:
11-06-2015
Validade:
30-07-2025